Sobre o Curso

O ensino e a aprendizagem de uma língua estrangeira, sobretudo a inglesa, são sem dúvidas, exigências em tempos atuais, por isso torna-se relevante a formação inicial docente de excelência, capaz de proporcionar na educação básica um ensino que de fato, construa junto aos estudantes competências e habilidades para leitura, produção oral e escrita na língua alvo.  Dessa maneira a  UNEB, entendendo a necessidade de adequação do curso por ela oferecido tendo como base, às Diretrizes Curriculares do Curso de Letras, e seguindo o que é disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Nº 9.394, de 20/12/1996, e ainda na nova Base Nacional Comum Curricular (2017; 2018) que redimensiona as diretrizes do ensino de língua estrangeira na educação básica, o que por sua vez reflete diretamente, no currículo dos cursos de  formação inicial dos professores de língua. Nesse interim, é relevante observar que a história do Departamento de Ciências Humanas – Campus IV confunde-se com a história da UNEB e sua característica mais marcante, que é a multicampia.

É importante demarcar que o município sede do DCH- Campus IV, é em Jacobina no Território do Piemonte da Diamantina, que é composto atualmente por 9 municípios: Caem, Jacobina, Miguel Calmon, Mirangaba, Ourolândia, Saúde, Serrolândia, Umburanas e Várzea Nova. Dessa forma, abrange atualmente uma área de 11.660,3 Km² com uma população total estimada em 203.056, sendo Jacobina,  o mais populoso com 79.247 habitantes, segundo o censo de 2010.[1] Não obstante, o Departamento de Ciências Humanas atende a cidades que estão além do seu território de identidade, como: América Dourada, Baixa Grande,  Bonito, Caldeirão Grande, Central, Ipirá,  Irecê, João Dourado, Lapão, Mairi, Morro do Chapéu, Mundo Novo, Pindobaçu, Piritiba, Quixabeira,  São José do Jacuípe, Tapiramutá, Utinga, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Capim Grosso, Senhor do Bonfim, dentre outros, o que tem contribuído para que os/as alunos/as do curso de Letras Língua Inglesa e Literaturas, originários daqueles municípios, desenvolvam um interesse para a produção de ensino, pesquisa e extensão que digam respeito a história dessas localidades.

Observa-se dessa forma a amplitude de alcance do curso, ao receber discentes deste território e outros mais dando vazão à diversidade geográfica/cultural e social que coexistem nesses lugares, e que refletem na escola, e mais especificamente no ensino de língua estrangeira, já que concebemos o ser humano como agente social e produtor de cultura. Portanto, está em constante movimento e interação com o espaço que o representa, e, é representado por ele. Essa articulação e mediação acontecem, sobretudo, pela linguagem, cujas expressões denotam traços de conhecimentos, valores e tradições de um povo (PCN, 2000, p. 155).

O Curso de Letras Inglês, tem por finalidade formar professores de Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa, para atuar no Ensino Fundamental I, no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio.  Além do ensino, esses profissionais poderão atuar em trabalhos de redação em jornais, revistas, em setores de redação, em grupos de gestão pública e privada; em trabalho de tradução e/ou revisão de textos para periódicos, revistas, editoras e congêneres; na consultoria e na coordenação de grupo de criação, implementação e desenvolvimento de políticas educacionais, concernentes, especificamente, ao ensino de língua materna e de literatura de língua portuguesa, nos níveis de ensino para os quais será habilitado; poderão atuar também em ocupações que demandem do indivíduo a capacidade de lidar com a linguagem, especificamente com as línguas naturais e suas especificidades, quer as considerem apenas enquanto meio de comunicação, quer as entendam como constitutivas da subjetividade.

O Curso conta com o quantitativo de 12 professores, com titulação de mestres e doutores, que desenvolvem suas atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão no âmbito do Curso e do Departamento. O Curso assume o compromisso, portanto, de promover atividades de extensão que possibilitem o envolvimento de professores, alunos e funcionários, bem como de priorizar as ações de impacto social no âmbito da comunidade (tanto externa quanto interna). Isso se traduz em diversos eventos (palestras, colóquios, jornadas literárias etc.) e cursos sem fins lucrativos e regidos pelo princípio da gratuidade, voltados não somente para a comunidade acadêmica, mas para o público em geral, que são oferecidos pelas áreas que compõem nosso Curso.

O Curso possui ainda o trabalho, pesquisa e extensão, ativo dos Grupos de Pesquisas, DESLEITURA e o FALE:

  1. O grupo de pesquisa e extensão, “DESLEITURAS: da tradução como reescrita, adaptação e deslocamento” que foi fundado e certificado pela instituição em 2014.  Pretende como o título implica repensar o ato da leitura a partir de outras perspectivas, encarando-a como prática transgressora e desviante: desler o texto é também mediá-lo para outros públicos, e, nessa perspectiva, os outros textos /textos outros – como as adaptações e as traduções (textos outros/dos outros, por excelência) sejam estas multimodais, intersemióticas, interlinguísticas – desempenham papel/tarefa fundamental: desleem os textos a partir de outras linguagens, culturas, línguas.

  2.  O grupo de pesquisa FormAção em Linguagem e Ensino (FALE), proposto pelo Colegiado de Letras, Língua Inglesa e Literaturas da UNEB, Campus IV (Jacobina), foi criado no ano de 2017, a partir da necessidade de acolhimento e orientações de alunos interessados em fazer pesquisas nas áreas de Linguística Aplicada, Estudos Linguísticos, Educação e outras áreas afins.Centrado-se, desse modo, na necessidade de fortalecimento das discussões e pesquisas sobre os processos de ensino e aprendizagem de linguagens, especificamente no ensino de línguas, os membros do FALE buscam, em termos gerais, investigar os processos que envolvem o uso das linguagens, no meio acadêmico-educacional, mediados por diferentes tecnologias, discutindo as principais teorias, abordagens e métodos de pesquisa que fundamentam as áreas e subáreas de investigação e que permeiam o diálogo entre Universidade e sociedade.

[1] SUPERINTENDÊNCIA DE ESTUDOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DA BAHIA. Perfil dos territóros de identidade.  Salvador: SEI, 2018.

Duração do curso: 8 (oito) semestres

Turno: Matutino.


Estrutura acadêmica

Coordenação e Secretaria

Coordenação
Juliane Regina Trevisol
E-mail: jtrevisol@uneb.br

Secretaria
Rosângela Nascimento Souza
E-mail: rosnsouza@uneb.br
Telefone: (74) 3621-3337

Núcleo Docente Estruturante (NDE)

Coordenação
Roberto Rodrigues Bueno

Gracielia Novaes da Penha

José Carlos Félix

Juliana Cristina Salvadori

Juliane Regina Trevisol

Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso

Coordenação
Davi Alves Oliveira
E-mail: e-mail@uneb.br

José Carlos Félix
E-mail: e-mail@uneb.br

Juliana Cristina Salvadori
E-mail: e-mail@uneb.br

Coordenação Setorial de Estágio

Docentes
Gracielia Novaes da Penha
E-mail: e-mail@uneb.br

Maria de Fátima Lantyer
E-mail: e-mail@uneb.br

Representação Discente


Docentes

Arnon Alves Rocha
Professor
aarocha@uneb.br
Davi Alves Oliveira
Professor
daoliveira@uneb.br
Gracielia Novaes da Penha
Professora
gpenha@uneb.br
Ilauanna Teles Silva
Professora
iteles@uneb.br
José Carlos Felix
Professor
jfelix@uneb.br
Juliana Cristina Salvadori
Professora
jsalvadori@uneb.br
Juliane Regina Trevisol
Professora
jtrevisol@uneb.br
Luzineide Vieira Sousa
Professora
lvsousa@uneb.br
Maria de Fátima L. B. Gomes
Professora
falantyer@gmail.com
Rita de Cássia B. Arantes
Professora
rcbarantes@uneb.br
Roberto Rodrigues Bueno
Professor
rbueno@uneb.br
Rodrigo dos Reis Nunes
Professor
rrnunes@uneb.br

Infraestrutura

*descrição detalhada

  • Salas de Aula;
  • Sala do Colegiado;
  • Sala do Centro Acadêmico;
  • Computadores/ Datashow;
  • Laboratório de Informática – LabInf;
  • Sala de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) (pesquisa)
  • Serviço de Informática (pesquisa e impressão de material didático)

Estrutura Curricular

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta – das 09h às 12h / 14h às 19h.

Tv. J J Seabra, 158 – Estação, Jacobina-BA.